Trânsito carregado é algo recente em São Paulo? Congestionamento caótico no Vale do Anhangabaú em 1969/1970, mostra que o problema do trânsito na capital paulista é crônico e antigo. Fotografia tirada de cima do Viaduto Santa Ifigênia.
A famosa "porteira do Brás" que por décadas foi conhecida por atrasar o progresso do bairro e da Avenida Rangel Pestana, foi substituída por um viaduto. Fotografia de Ivo Justino - 1950
O outro sentido da Avenida Rangel Pestana (centro-bairro) onde está a porteira do Brás, em um momento em que está aberta para o tráfego de veículos e pedestres. Ao fundo a Estação Roosevelt (atual Brás), 1950 - Crédito: Ivo Justino
Estação do Norte (depois renomeada para Roosevelt e atualmente Estação Brás) na década de 30. Foto: Sebastião de Assis Ferreira
Rua Augusta sempre agitada! Movimentação de pessoas e veículos na rua Augusta nos primeiros anos da década de 70.
Avenida Paulista em 1976. Detalhe para as obras de construção dos futuros edifícios do Banco Real e do Banco de Tokyo S/A.
Trincheira de paralelepípedos em rua paulistana durante os intensos combates da Revolução de 1924.
Tropas legalistas chegam à região central e ocupam a Várzea do Carmo em 1924. Ao fundo, o Palácio das Indústrias. Pouco explorada e divulgada, a Revolução de 1924 foi o maior combate armado que já ocorreu na capital paulista. Os danos, as mortes e a destruição causadas pelo combate deixaram a cidade repleta de ruínas.
Uma imagem do que a Cidade de São Paulo perdeu: esta fotografia de 1926 mostra o fabuloso teatro do Palacete Santa Helena, na Praça da Sé, um dos grandes marcos arquitetônicos da capital e que foi demolida por completo em 23 de outubro de 1971, após 117 dias de marretadas. Fonte: L'Illustrazione Italiana N.29 - 18/07/1926
Vista aérea da região central da Cidade de São Paulo em 1939. Ao centro, o Ed. Martinelli e, mais abaixo, o Mosteiro de São Bento.
A Nova York da América do Sul, é o que dizia o postal de Guilherme Gaensly, ao mostrar a construção do fabuloso Prédio Martinelli, o primeiro arranha-céu do Brasil.
1960 - Pedestres e veículos disputam o concorrido espaço da Rua Conselheiro Crispiniano. Anos depois, a rua deixaria de receber automóveis e seria transformada em um calçadão. Crédito: Marvine Howe / Associated Press
Ford estacionado na Praça da Sé em 1938. No fundo, destaque para o Edifício Rolim. Crédito: Benedito J. Duarte
Quem não conhece a famosa manteiga distribuida em lata, da Aviação? Fundada em 1920, é uma das marcas mais conhecidas do país. Na fotografia, a frota de veículos de distribuição da Manteiga Aviação em 1946.
O Viaduto Boa Vista, sobre a Ladeira General Carneiro, que completou 80 anos.
Vista da Igreja de Santa Ifigênia e da Estação da Luz (mais ao fundo) em
fotografia tirada no terraço do Edifício Paysandu, então recém inaugurado.
Hoje, devido aos novos edifícios, é impossível repetir esta mesma fotografia. Ano de 1937.
02/10/1960 - Inauguração do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o popular Morumbi, com a partida entre o São Paulo Futebol Clube e o Sporting de Portugal. Os donos da casa venceram por 1 a 0, com gol de Peixinho.
Um dos maiores símbolos arquitetônicos de São Paulo, o Edifício Altino Arantes - popular Prédio do Banespa - 65 anos de história.
Guarda de trânsito orienta veículos e pedestres na Praça do Patriarca com rua Líbero Badaró em 1928.
Rua Líbero Badaró em uma manhã de 1941.
Vista parcial da Rua Voluntários da Pátria no ano de 1973.
Vista parcial da Cidade de São Paulo em 1915.
Vista parcial de São Paulo, mostrando parcialmente o Vale do Anhangabaú e o Prédio Alexandre Mackenzie em 1937.
Posse do novo presidente da Província de São Paulo, Julio Prestes, no Palácio do Governo (atual Pátio do Colégio). 17/07/1927
Raríssima fotografia do Tramway da Cantareira trafegando pela região do Tremembé. (Crédito: Divulgação / Acervo São Paulo Antiga)
Acidente entre locomotiva do Tramway da Cantareira e ônibus coletivo na zona norte da Cidade de São Paulo, ano de 1944.
Rua da Penha (atual Avenida Penha de França) nos anos 40. Na década de 40, a então
Rua da Penha tinha um comércio voltado ao turismo religioso.
N. Sra. da Penha era reconhecida em toda a São Paulo como a padroeira da cidade
Palacete Rodovalho, na Penha, em 1905. A tradicional ladeira da Penha com o palacete do
Coronel Rodovalho, demolido no início da década de 60. Ao fundo, do lado direito, a igreja de
Nossa Senhora da Penha. Note que entre o palacete e o outro lado da foto há uma passarela
sobre a colina. Para passar por esta passarela (que era particular) era preciso pagar um pequeno pedágio.
Antigo estádio da Portuguesa, no mesmo local onde hoje está o Estádio do Canindé.
Por possui arquibancadas de madeira e ser praticamente ilhado pelo Rio Tietê à época,
o estádio recebeu o apelido carinho de "Ilha da Madeira".
Ao fundo é possível ver o restante do bairro, com destaque para a igreja de
Santo Antônio do Pari. Fotografia de meados dos anos 60.
Panorâmica do Cambuci em 1925. Fotografia do primeiro estádio da Associação
Portuguesa de Desportos, pouco depois de ser inaugurado.
O estádio seria demolido no início da década de 30. Hoje há edifícios e uma grande avenida no local.
Capela de São Miguel Arcanjo (São Miguel Paulista) em meados da década de 30.
Ponte da Casa Verde em 1938
Vista do então recém inaugurado Colégio Evangélico, na Rua Visconde de Ouro Preto,
Consolação. No local hoje existe um grande edifício. Obra do arquiteto José Rossi, 1920.
Bolívia? Peru? Nada disso! É o Jardim da Aclimação em 1920, onde uma das incríveis
atrações daquele ano era um divertido passeio de charrete puxada por uma lhama.
Na fotografia de 1919, trecho do Cambuci onde seria aberta a futura avenida Independência,
que seria batizada como Avenida D. Pedro I. Ao fundo, o Museu Paulista, da USP,
popularmente conhecido como Museu do Ipiranga.
Praça João Mendes em 1914, ao fundo nota-se a igreja, já demolida, de N.S. dos Remédios.
Operários trabalham em obra de construção do Viaduto Santa Ifigênia em 1910
Demonstração de atletismo da Força Pública em 1929 nas proximidades do Viaduto Santa Ifigênia.
Praça da República - antiga Escola Normal em 1914
Praça da República em 1933
Esplanada do Trianon - Início do século 20.Uma vista da Avenida Paulista muito antes dos edifícios, do trânsito e do MASP.
Bonde na Av. São João
Vale do Anhangabau servindo de estacionamento de veículos, final dos anos 40.
Largo do Socorro em 1936
Vista aérea da Avenida 23 de Maio em 1974
Página inicial de um folder do Theatro Municipal de São Paulo destinado a turistas estrangeiros, de 1917.
Rara fotografia do Theatro Municipal de São Paulo no início de 1912, menos de um anos após ser inaugurado.
Detalhe para o jardim impecável à época e para a lira no gramado.
Maquete de 1918 do Monumento a Carlos Gomes. Após aprovação, o conjunto escultórico de
Luigi Brizzolara seria construído no vale do Anhangabaú e inaugurado no ano de 1922.
Raríssima fotografia de São Paulo, onde podem ser vistos, coexistindo por um breve período, o antigo e o novo
Viaduto do Chá. O antigo é o da direita, próximo ao atual Shopping Light. Crédito: 1938 - Benedito J. Duarte
A agitada Avenida São João em meados da década de 40.Destaque para o saudoso Cine Metro à direita e para o ônibus
Vale do Anhangabau servindo de estacionamento de veículos, final dos anos 40.
Sanatório Esperança S/A. Inaugurado em 1938, este hospital é um das mais belas construções hospitalares da cidade de São Paulo. Localizado na rua dos Ingleses, na Bela Vista, atualmente atende com o nome de Hospital Menino Jesus. Foto: Acervo do jornal Correio Paulistano
Vista da região da Praça da Bandeira e Vale do Anhangabaú ao fundo.
Palacete Numa de Oliveira em 1916 (Avenida Paulista). Hoje no local está um edifício com o mesmo nome
Biblioteca Mário de Andrade - Década de 50
Uma das mais emblemáticas fábricas de São Paulo, a Antarctica Paulista
Palácio das Indústrias - Década de 50
As Avenidas General Olímpio da Silveira e São João vistas a patir da altura da Rua Conselheiro Brotero,
antes da instalação do Minhocão. Década de 50
O famoso restaurante Gigetto de 1949 a 1968, ainda na Nestor Pestana.
Antiga sauna e piscina da Mansão Matarazzo no final da década de 40. Na garagem,
à esquerda, é possível ver um dos carros da família, na Av. Paulista.
Vista da recém inaugurada sede do jornal O Estado de S.Paulo a partir da Avenida Engenheiro
Caetano Alvares, em meados dos anos 1970. Construção coordenada pelo Arquiteto Roberto Cerqueira César.
Vista aérea do Aeroporto de Congonhas na década de 1950.
Vista da Via Anchieta nos anos 1950. Em 22 de abril a rodovia paulista comemora seus 65 anos.
Na fotografia, da esquerda para a direita: Dr. Washington Luís (então Prefeito de São Paulo), o aviador Alberto Santos Dumont e Fernando Chaves regressando à capital paulista, após excursão à serra do mar. (Maio de 1916)
Colégio Ateneu Ruy Barbosa, em fotografia de 1927. Após a escola ter fechado e o antigo casarão ter sido completamente desfigurado pelo seu proprietário, foi demolido completamente em 2011. Antes de ser o saudoso colégio, o imóvel foi a Mansão Cantinho, onde residiu o Comendador Cantinho, que dá nome a uma rua do bairro da Penha.
Obras finais da construção da Estação da Luz, aproximadamente em 1899. Crédito: Guilherme Gaensly
Estação da Luz vista a partir do Parque da Luz em fotografia de 1906. Crédito: Guilherme Gaensly.
A Estação da Luz em 1938.
Rua Florêncio de Abreu em 1903.
Vitrine da Lacta expondo seus produtos em feira da indústria. São Paulo, 1918
Salão do Automóvel de 1969, no Parque do Ibirapuera, com destaque para o lançamento do VW 1600, popularmente conhecido como "Zé do Caixão", desenvolvido no Brasil e que foi o primeiro veículo da Volkswagen com quatro portas no mundo.
Uma maravilha muitas raridades.
ResponderExcluirPARABÉNS!
Muito obrigado, pelo comentario
ExcluirFOTOS INCRIVEIS MESMO.MUITO BOM.
ResponderExcluirÉ uma pena ver lugares maravilhosos e cheio de valores que nem esses abandonados a imundos e drogados pqp.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGostaria de deixar aqui meus cumprimentos pela bela postagem desta antigas fotos de SÃO PAULO, de um tempo de marasmo preguiçoso ao tempo frenético da construção de uma das maiores cidades do mundo e a maior da América Latina. construida com o suor de emigrantes nordestinos e os imigrantes extrangeirios, e principalmente a coragem e espírito desbravador dos BANDEIRANTES, que inclusive estenderam as fronteiras de nosso país. tornando-o unm dos maiores do mundo.
ResponderExcluirestas fotos troxeram-me lembranças inclusive de uma época que nem pensava em existir sobre a face da terra (1957), de lá para cá eu pude acompanhar todo seu crescimento, e me orgulho de ser Paulistano e mais ainda de ser filho de imigrante libanês com italianos, mas acima de tudo brasileiro.
boa muito boa postagem.
Muito obrigado Willian, é sempre um prazer ter seus comentários aqui no SuperSogra, abçs
Excluirsimplesmente Amei!!
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