Muita gente hoje talvez não saiba, mas o Brasil foi a Segunda Guerra Mundial. Na verdade foi o único pais a enviar tropas em toda a America Latina, o Brasil compôs juntamente com outros nove o bloco chamado de aliados. Em uma visita ao museu Smithsonian em Washington - EUA, vi pela primeira vez o cartaz abaixo (Unidos nós venceremos) e reconheci ainda que tímida a bandeira do Brasil! Vale lembrar que foi só depois que ficou claro que a vitoria dos aliados era certa é que países como a Argentina por exemplo declararam guerra a Alemanha, Ai fica fácil, né champs? Até por que declarar Guerra e não mover um dedo é bem legal.
Meu avô era da FEB (Força Expedicionária Brasileira) estava em um navio rumo a Itália quando a Guerra acabou! Na época se dizia que era mais fácil uma cobra fumar que o Brasil entrar na guerra. Pois é o Brasil foi pra guerra e a cobra fumou. Da onde você acha que vem a expressão: Agora a cobra vai fumar? Outro emblema é o Avestruz corajoso que nunca se esconde, que é o simbolo do 1 Grupamento de aviões de caça da FAB (Força Aerea Brasileira)
Faixa externa verde-amarela - o Brasil
Avestruz - velocidade e maneabilidade do avião de caça e o estômago dos pilotos, que aguentava qualquer comida (referência à comida estrangeira norte-americana)
Quepe do avestruz - piloto da Força Aérea Brasileira
Escudo - a robustez do avião P-47 Thunderbolt e proteção ao piloto.
Fundo azul e estrelas - o céu do Brasil com o Cruzeiro do Sul
Revolver - poder de fogo do avião P-47 Thunderbolt
Nuvem - o espaço aéreo
Fumaça e estilhaços - a artilharia antiaérea inimiga
Fundo vermelho - o sangue derramado pelos pilotos na guerra
O grito de guerra "Senta a Púa" pode ser entendido também como "Senta o pau" ou "Desça o porrete" Ou em bom português: "Bota pra fuder".
Muitas vezes não haviam equipamentos como Jeeps e metralhadoras mas guerra é guerra e missão dada é missão cumprida parceiro. Certa vez em um documentário do Globo Reporter vi um soldado falando que receberam uma ordem de arrumar um Jeep para ir em uma missão de reconhecimento e o soldados não pensaram duas vezes na calada da noite invadiram o acampamento americano e roubaram um Jeep e passaram a noite pintando o carro e colocando nele os brasoes do exercito brasileiro. No dia seguinte havia um Jeep novinho 100% brasileiro pronto para a missão
Brancos, Negros, Mulatos, bem a cara do Brasil. Alias ao ver essa foto tenho a impressão que o Brasil era diferente, a impressão que algo se perdeu
Foto raríssima de pilotos da FAB com o Brasão do Senta Púa no avião
Foto raríssima de blindado brasileiro em patrulha
Foto tirada de dentro de avião brasileiro de esquadra de ataque aéreo!
Via SuperSogra