Submarino CSS Hunley ou HL Hunley - foi o primeiro submarino em todo o mundo a conseguir afundar com sucesso um navio de guerra inimigo, sendo o pai de todos os submarinos modernos.
O submarino Hunley, baptizado com o nome do seu inventor, Horace Lawson Hunley, que morreu afogado em um dos testes do submarino. Foi desenvolvido no auge da Guerra civil americana (1861-1865), pelos confederados, na cidade de Mobile, no estado do Alabama, sendo transportado por via férrea para a cidade de Charleston. Quando da chegada do Hunley a Charleston, seu porto encontrava-se bloqueado por 2 navios da União, o USS Housatonic e o USS Canandaigua, que se encontravam posicionados ao largo das ilhas Sullivan´s e Morris, para impedir que navios mercantes abastecessem a cidade. Foi neste contexto que o submarino Hunley foi construído, para destruir os navios da União, pondo um fim ao bloqueio naval.
A bordo dos 2 navios da União, já corriam rumores sobre uma "máquina infernal", que tinha sido desenvolvida pelos confederados, mas não se sabia ao certo que máquina era, apenas sabiam que podia deslizar silenciosamente pela água e aproximar-se de um navio sem ser notado, e afunda-lo.
O tenente George L. Dixon, e 7 marinheiros, demonstraram interesse em usar o Hunley, mesmo sabendo a sua má fama. O tenente Dixon fez uma serie de inspecções ao Hunley, nas quais identificou o que presumivelmente falhou aquando dos 2 afundamentos anteriores, e ordenou uma série de pequenas reparações, nomeadamente ao sistema dos lemes de profundidade, mandou a instalação de uma hélice mais resistente e que movimentasse mais água, e uma série de melhorias nos tanques de lastro.
Noite de dia 17 de Fevereiro de 1864, às 20:45, Dixon e a sua tripulação entram a bordo do Pequeno submarino Hunley, e começam a sua jornada, a caminho da posição ocupada pelo Housatonic. Segundo o plano de ataque que Dixon entregou ao Almirantado, ele pretendia submergir o Hunley quando estivessem a 1.2 Km de distancia do Housatonic. Seu armamento consistia de um torpedo. Na terminologia do conflito, torpedo designava um explosivo instalado na ponta de um arpão, que era direcionado e preso ao casco da embarcação inimiga, e depois detonado por espoleta.
Segundo um tripulante, que sobreviveu ao afundamento do Housatonic, aqui fica a descrição dada pelo referido tripulante:
Cantávamos o Hino americano, quando de súbito, sem que nada o previsse, ouviu-se o apito do vigia, paramos de cantar e fomos para o lado bombordo do convés. O que eu e os meus amigos marinheiros vimos, deixou-nos sem pinga de sangue. Acabara de aparecer à superfície um objecto cilíndico, e que se encaminhava na nossa direcção, não dava para perceber o que era, a luz fraca dos holofotes não permitia que se visse bem, mas então, 2 tubos ergueram-se desse objecto, e percebemos que o que quer que fosse, fora construído pelo homem, e que as intenções com que se encaminhavam para nós, não eram as melhores.
O capitão Pickering de imediato ordenou que se abrisse fogo sobre esse objecto, que, a cerca de 30 metros de nós, se começava a notar fracos clarões de luz vindos do seu interior. Dada a proximidade a que se encontrava aquele objecto, não nos foi possível abrir fogo com as peças principais, sendo nós obrigados a abrir fogo com os mosquetes e revolveres. Do meio da confusão, dos disparos, o capitão Pickering ordenou que os motores fossem de imediato postos em marcha à ré.
Então 2 tripulantes, cujo nome eu desconhecia, gritaram, apontando para baixo, e vimos uma barra de ferro, que ia da maquina atacante até ao nosso casco. Enquanto continuava-mos a abrir fogo, a maquina atacante começou a recuar lentamente. Então, quando a maquina atacante recuou a cerca de 40 metros de nós, ouviu-se uma explosão debaixo de água, todo o Housatonic tremeu debaixo dos nossos pés, água lançada ao ar caiu sobre o convés, e nem 1 minuto após a explosão sentimos o convés a inclinar-se sob os nossos pés, percebemos de imediato que nos estava-mos a afundar.O capitão Pickering deu ordem de abandonar navio, e de imediato os botes foram lançados para dentro de água, e muitos lançaram-se ao mar. Eu fui um dos muitos que se lançou à agua, na tentativa de escapar. A agua estava gelada, e fui resgatado para dentro de um bote. Nunca mais vi essa maquina que nos atacou. O Housatonic inclinou-se para trás, a proa surgiu nas aguas, e nem 4 minutos após a explosão, todo o magnifico navio desapareceu nas águas
Pouco se sabe em relação ao que aconteceu a bordo do Hunley após a explosão. sabe-se que o submarino fez o sinal combinado, com uma lanterna de magnésio, confirmando o afundamento do Housatonic, e que os navios de abastecimento podiam encaminhar-se depressa para o porto de Charleston. Em terra, esperou-se pacientemente o regresso do triunfante submarino, coisa que nunca aconteceu.
O Hunley desapareceu para só ser encontrado 136 anos depois, no dia 8 de Agosto de 2000, enterrado sob 2 metros e meio de areia e lodo, que o conservou para a posteridade, mais as ossadas do tenente Dixon e os seus 7 tripulantes.
Os restos do Tenente Dixon e dos demais tripulantes do Hunley foram enterrados segundo as tradições militares do exercito Confederado no cemitério das magnolinas