SuperSogra nos Andes

1 Dia

Eu e a primeira dama estamos dando um role pelos andes começando por Santiago do Chile. Santiago é uma cidade muito limpa e o povo é muito educado mas o serviço é bem ruinzinho, pois as pessoas não se preocupam com a satisfação do cliente, essas bobagens que paulista da tanto valor. Esse prédio abaixo é a biblioteca nacional

Abaixo temos a Plaza de Armas ou Delas Armas que tem varios predios importantes como correios, além de muito monumentos

Esse é o Palacio Dela Moneda que é a sede do governo chileno

Essa é a bolsa do comercio. Pelo que entendi é o similar a bolsa de valores

Existe no meio da cidade dois morros chamados Serros. O menor é o Serro Santa Luzia que do alto tem a vista abaixo!

O Serro Santa Luzia é uma especie de parque em forma de morro com muitas fontes como a abaixo

Achei muito engraçado que no Chile as motos tem placa na frente também. Se a moda pega eu to ferrado com o radar

O segundo Serro é o San Cristoban que é o mais alto e é um parque gigantesco que pode se subir a pé ou por um bondinho aqui chamado de funicular

La de cima pode-se ter essa vista de Santiago

2 Dia

Hoje com um carro alugado partimos de Santiago e fomos para ValParaiso, uma cidade portuária bem feinha onde fica a casa de Pablo Neruda

Depois fomos para Vina del mar uma cidade muito bonita a beira do pacifico onde o vimos pela primeira vez

Saindo de Vina Del Mar seguimos por uma estradinha secundaria muito bonita até Algarrobo

Em Algarrobo chegamos a um condomínio onde fica a maior piscina do mundo ela tem mais de 1 quilometro de extensão isso mesmo 1 quilometro peguei uma foto na internet para você entender melhor. De frete para o condominio fica o Pacifico

Existe vario barcos dentro da piscina onde se pode navegar. A parte mais funda tem 4 metros de profundidade

Mas por incrivel que pareça isso não é um hotel é um condominio onde se quiser ficar tem que pagar o aluguel de um quarto mesmo que queira apenas usar a piscina

Passamos a tarde toda na piscina onde atravessamos sua extensão a nado! Na vertical é claro, mas são 175 metros.
No vídeo abaixo eu tentei gravar a sensação
Enquanto escrevo isso estou em um hotelzinho na cidade de San Antonio

3 Dia

Como disse no dia anterior nos estavamos em um hotelzinho na cidade de San Antonio cuja a vista do nosso quarto para o porto era essa. Nos assustamos com a cara do tempo pois parecia estar chuvendo mas descobrimos que na verdade era uma serração bem espeça, alèm de estar frio!

Saimos sentido a Santiago e o tempo na estrada continuava fechado por conta da serração

Para nossa surpresa após percorrer uns 40 quilômetros o Sol apareceu. Na verdade as montanhas dos andes causam esse efeito segurando as nuvens

Esse é um dos pontos altos dessa viagem. Conhecer a centenaria vinicola Concha Y Toro onde são fabricados os vinhos Casillero del Diablo entre outros!

A vina como è chamada foi fundada em 1883 por Concha Y Toro e sua mulher Emiliana que trouxeram da Franca as primeira mudas de uva e o enólogo para começar o plantio. Ele era ministro da fazenda do Chile na época

A Visita é guiada em espanhol ou ingles

Essa foi a sede da fazenda usada como casa de verão por muito tempo. Hoje abriga os escritorios responsaveis pelos negocios internacionais da vinicola

Sao mais de 8 mil hectares de plantio de uvas de vários tipos

Devido ter pouca chuva na região eles podem controlar a quantidade de agua que dão a planta. Esse processo se chama estressar a planta que por receber pouca agua acaba por formar mais açucar e menos agua. E permitido experimentar da uva no cacho

Dentro da vinicola ficam os barris de carvalho. Os feitos com carvalho Califoniano(EUA) são usados para os vinhos mais comerciais. Já os feitos com carvalho frances sao usados para os vinhos Reserva e Gran Reserva

Essa nevoa que cobre os barris é água pulverizada para evitar que os barris ressequem e o vinho evapore pela madeira.

Mas existe a adega original feita embaixo da propriedade onde ficam os vinhos Reserva e Gran Reserva. Segundo a lenda Concha Y Toro percebeu que seus vinhos estavam sumindo. Logo deduziu que os locais estavam roubando. Porisso ele espalhou a lenda de que o diabo morava na adega subterranea. Dai o nome Casillero del Diablo. Dizem que isso resolveu o problema dos roubos. Abaixo o video com o áudio que conta a lenda que é mostrada para todos os que visitam a vina
Toda adega foi feita com tijolos de barro fixados com areia, cal e clara de ovo de galinha, Após estar tudo pronto queimaram a estrutura de madeira que sustentava os tijolos

A tarde voltamos para Santigo

Estamos seguindo para Pucon agora a noite

Curiosidade sobre o Chile. Aqui todos o carros tem a placa escrita Chile nao tem divisao por estados. Também è possivel sacar dinheiro de sua conta corrente ja convertido em pesos chilenos no caixa eletronico do Banco do Chile, facil facil

4 Dia

Após 960 quilômetros em direção ao sul chegamos na região de Pucon, regiao onde começa os lagos andinos e a Patagônia

A Foto abaixo não é minha mas é para vocês entenderem que Pucon e  Villa Rica ficam localizadas aos pés do Vulcão Villa Rica

A cidade tem seus edifícios feitos 90% em madeira é muito bonita e aconchegante

Nos hospedamos no Patagônia hotel

Fomos para a região de Caburga visitar a Playa Blanca que fica no belo lago abaixo

Os lagos foram formados por ação direta do vulcão

No vídeo abaixo que a primeira dama fez em um caiaque da pra se ter uma bela noção do lago

È uma praia com agua limpa e cristalina não ha poluentes com exceção dos banhistas e barcos

Belos rios que descem dos Andes passam pelam região

A tarde seguimos de carro para as Termas Geométricas. Foram 70 quilômetros para chegar a região mais 17 km por estrada de terra para chegar ao pé do vulcão

Aproveitando a agua que sai do vulcão criaram um parque aquatico com varias piscinas de agua quente

O Vídeo abaixo mostra bem isso

Isso não é serração é vapor que sai da agua

Algumas piscinas aquecem tanto que não se pode tomar banho

Após sair se sentir frio pode se aquecer na lareira

Curiosidade. A policia aqui se chama Carabineros de Chile, um equivalente a PM

5 Dia

A vida segue dura na Patagônia. Aqui em Pucon neva porisso em muitos lugares existem salas de inverno como a do nosso Hotel

Saimos para visitar as termas de MenetuE antes passamos por mais paisagens bonitas

MenetuE significa: lugar de banhos na língua indígena local

Diferente das Termas Geometricas essa terma pega a agua do vulcão e traz para suas instalações

ha piscinas externa e internas todas com aguas quentes

Toda estruruta de MenetuE  é feita em madeira começando pelo restaurante que usa troncos de arvores nos lugares de pilares de concreto. Detalhe ha vidros entre os vao da madeira um trabalho artesanal

Essas são as salas de massagem

Ha também toda uma estrutura externa como mais salas de massagem

Nessa placa esta escrito que quando os indios viajavam para descansar ao passar por essas terras e banhar-se nessas aguas se sentiam revigorados. O Poço possuí água cristalina

O melhor são as termas indor

O video abaixo mostra o clima da terma indor

Tudo feito em madeira e pedra

Ha uma lareira que fica acessa por conta do frio

A tarde voltamos para Pucon

Onde bebemos uma ``cerveza`` nacional a Escudo! Melhor que  qualquer cerveja nacional popular do Brasil. Alias a qualidade da comida é melhor o leite o pão, a carne o azeite tem apenas 0,2% de acidez

E jantamos uma autentica Parrija Chilena

6 Dia

Saimos de Pucon pela manha e fomos para o campo

Lá, motamos em cavalos da patagônia e rumamos por uma trilha

Tirei essa foto de cima do cavalo pra mostra a vêia de Beto Carreiro

Na trilha o guia nos mostrou esses besouros tipicos da região

após descer uma trilha chegamos ao salto El Claro

Veja o video

A tarde fomos fazer um tour pelos arredores onde conhecemos esse rio que é cinza devido as cinzas do vulcão Villa Rica

E seguimos para o lago azul. Esses pontinhos brancos dentro da agua são moedas jogadas pelos turistas

O Lago azul é azul mesmo

E fomos conhecer a região dos trés saltos

Depois seguimos para as termas de Pociones que fica ao lado do rio onde se formam piscinas naturais aquecidas pelo vulcão

Nas termas de Pociones se toma banho até as 3 da madrugada

7 Dia

Saimos de Pucon as 8 da manha e após 5 horas de estrada rumo mais ao sul da Patagonia chegamos a Puerto Mont

As estradas são muito boas mas sofrem do mesmo mau que as boas estradas Brasileiras. Pedágio caro!

Puerto Mont é uma cidade onde ha um porto de navios e atividade pesqueira

Embora seja porto as aguas são transparentes

A arquitetura de madeira predomina na região que tem forte influencia alemã

De Puerto Mont fomos para Puerto Varas onde nos hospedamos

Isso parece o mar mas é um lago de agua doce formado aos pé de outro vulcão. O vulcão Osorno

A foto abaixo não é minha mas mostra como é a região

E a noite fomos comer a centoia ou centolla em casteliano que é um garangueijo tipico da regiao servido assim!

Muito bom de comer vale a pena ainda mais se acompanhado com vinho sauvignon blanc.

8 Dia

Acordamos bem cedo e pegamos a balsa para a ilha de Chiloé

O Pacifico nesse ponto que separa o continente da ilha de Chiloé é azul e transparente

Esse forte foi o ultimo reduto espanhol nas Américas. Tentaram toma-lo por três vezes. Na 1 os chilenos nao aguentaram a força dos canhões. Na 2 foram pegos no fogo cruzado mas na 3 com uma ideia de usar navios com bandeira espanhola conseguiram atravessar o canal e após 5 dias de batalhas os espanhóis capitularam

Essa igreja é especial por ser patrimonio da humanidade segundo a Unesco. E dai? Pois bem é a unica igreja toda feita em madeira com mais de 300 anos. Tudo é madeira os pilares o teto os altares

A ilha de Chiloé é gigantesca, bem maior que Florianópolis, pois tem 190 quilômetros de extensão por 40 de largura e sua prefeitura fica em Castro, onde fomos a festa costumbrista de Chiloé onde se servem varios pratos tipicos

O primeiro prato tipico é o maricos no ``curanto el hoyo`` Que tem um preparo muito simples anota aí porção para 2 pessoas: Primeiro você faz um buraco no chão poêm lenha, poem fogo junto com umas pedras. Depois tiras o que sobrou da madeira e deixa apenas as pedras. Em uma redinha de plástico você poem 2 quilos de mariscos um pedaço de costela de porco defumada e uma salsicha e enterra tudo junto com as pedras que estão quentes. Depois de um tempo você desenterra e come tudo que se cozinhou mas tem que ser rapido pois se esfriar perde a graça. Abaixo a foto do momento que os mariscos são desenterrados

Isso é carne de veado no rolete

São espetinhos de salsicha alemã, palmito e salmão

Esse prato se chama vaquija. Que é a carne do bezerro no rolete

Esse é o legitimo churrasco fogo de chão! A carne é a de carneiro. Nao se usa carvão é tudo na lenha

Isso é o couro do veado que foi cozido e vai virar pururuca

E nosso senhor ainda nos agraciou com esse belíssimo por do sol as 9 horas da noite

9 Dia

Hoje fomos conhecer o parque nacional Petrohue, o primeiro parque nacional do Chile

Esse lugar é onde o lago da vazão as aguas.

No video abaixo se tem uma idéia melhor
 As aguas são verde esmeraldas por causa da deposição de mineirais feita pelo vulcão

Para chegar a ilha você faz um belo passeio de barco

No meio do lago há uma ilha que na verdade é o cume do antigo vulcão que formou o lago. Dentro da ilha há esse pequeno lago que é a cratera do vulcão

Esse é o começo do caminho que leva ao topo do vulcão Osorno

Essa é a vista do alto do vulcão

Há um teleférico que transporta as pessoas ao cume

Essa é uma segunda cratera do vulcão. Embora algum digam que o Osorno esteja adormecido, Na no topo com o vento gelado de matar, ao tocar o solo notamos que estava quente
 A tardinha fomos a cidade de Frutillar

A cidade tem tradição tipica alemã onde experimentamos a cerveja com arandano.

Arandano é uma frutinha com gosto semelhante a amora

10 Dia

Antes de deixar o Chile gostaria de mostrar um costume que só existe na Patagonia! La Minga! Quando alguém é muito pobre e não tem dinheiro para comprar um terreno e construir uma casa ele compra uma casa velha pronta e põe em algum terreno da familia, geralmente dos pais. Eu mesmo ja vi casas sendo mudadas de lugar no sul do pais onde se usa caminhões como nos EUA, mas La Minga é diferente, pois a casa é movida com a força dos bois como era a 300 anos atras!

O mais impressionante é que eles poêm a casa de madeira dentro do lago ou rio e a levam pelo rio o mais próximo de seu paradeiro

Por terra a junta de bois vai até o local de desembarque para puxar a casa para o seu destino final. Isso sim é mudança de verdade

O vídeo abaixo resume bem os costumes da região

Hoje pela manha saímos de Puerto Varas por dentro dos lagos andinos em direção a Bariloche na Argentina

Após passar pela cidade de Osorno passamos pelo vulcão Puyehue (Se lê PUXEUE) que parou toda aviação do sul o ano passado por causa das cinzas da sua explosão. Abaixo você vê que as cinzas quentes queimaram todas as folhas das arvores e cobriram tudo.

Nessa foto pode se ver um pedaço do asfalto e um metro de cinzas vulcanicas que ficaram nas beira do asfalto

O detalhe é que não é areia fina é um cascalho parecendo pedrisco, isso acontece pois as cinzas quentes se fundem formando partículas maiores

As vezes parece as dunas do nordeste do Brasil, mas é tudo cinza vulcânica

As fotos abaixo mostram mais sobre como foi a explosão do vulcão que formou um cogumelo semelhante a uma explosão atomica
 As cinzas em contato com a atmosfera geraram grandes tempestades elétricas
A explosão aconteceu as 3 da tarde e em Bariloche o dia virou noite. O que vocês vêm na foto não é chuva é cinza vulcânica

A tarde chegamos a Bariloche na Patagônia Argentina

11 Dia

Com o dia ensolarado saímos de Bariloche para conhecer os 7 lagos andinos da Patagonia Argentina
 Visitamos Villa la Angosturas. Foi essa cidade que mais sofreu com a explosão do vulcão no ano passado
Veja a foto do ante e depois da explosão do vulcão

Seguimos pelos lagos formados com aguas das geleiras
 Esse lago ainda tem cinzas vulcanicas sobre a agua

Seguimos até San Matin Delos Andes

Após almoçar seguimos pelos lagos

Eu bebi da água desse lago, mesmo que tivesse um laudo contra a água eu beberia! E limpo e transparente e no meio do nada

`Depois seguimos pela cordilheira vulcanica

A noite jantamos salsicha alemã em Bariloche

Saímos da Patagônia para Buenos Aires, o vídeo abaixo é o da decolagem, eu acelerei ele, no finalzinho pode se ver os vários vulcões da região andina

12 Dia

Embora tenha passado apenas dois dias em Buenos Aires dessa vez, resolvi dar algumas dicas do que se pode fazer na cidade em 4 ou cinco dias na capital portenha.

1- Calle Florida

È uma rua pra quem quer comprar, mas não se engane não é a rua mais barata de Buenos Aires, alias é a mais cara mas vale a pena para passear

2-  O Bairro da Boca

As casas são coloridas por que é um bairro portuário de população pobre. Acontece que antigamente quando chegava um navio os moradores iam pedir por restos de tintas e por causa disso o bairro inteiro ficou multi cor. Bonito pra tirar fotos e comprar umas lembranças

Um video pra você se convencer

3- Casa Rosada

È uma experiencia muito legal, afinal de contas muito sangue foi derramado na praça 13 de maio em frente a Casa Rosada. Aos domingos pode se visitar os interiores e ir até o gabinete da presidente Cristina. Sem contar a experiencia de chegar no mesmo parapeito famoso pelas presenças de Peron e sua Esposa Evita

4- Café Tortonni

È um café centenário onde muitas celebridades ja frequentaram. È um dos 10 cafés mais famosos do mundo junto com o Café Colombo no Rio de Janeiro

5- Cemitério da Recoleta

Se você gosta de museus e obras de arte não pode deixar de ir pois é um museu ao céu aberto. Existem mausoléus maiores que casas em seu interior. Não deixe de visitar o tumulo de Evita Peron( Dica: Evita está enterrada com o nome de solteira, Maria Eva Duarte)

Um pouco de Mozart pra você se convencer a visitar

6- Passeio do Rio Tigres

Esse você tem que contratar, pois inclui uma parte de onibus uma de trem e no final você retorna a Buenos Aires navegando pelo Rio até Puerto Madero

7- Show de Tango

Pelo menos uma vez na vida você tem que assistir um show de tango. Existem muitos na cidade, eu vi alguns mas recomendo El Viejo Almacén (O Velho Armazém). Por que é simplesmente o primeiro show de tango da cidade e tem mais de 100 anos com a mesma cara é o que se pode chamar de tango de raiz. O mais famoso o Senor Tango é muito circense e muito cheio

Uma palhinha do Show

8-Feira de San Telmo

Acontece aos Domingo da praça Dorrego pela Rua Humberto Primo e Defensa, aos domingos a partir das 10 da manhã até as 5 hs da tarde. Lá se pode comprar antiguidades e artesanatos entre outros

9- Vinhos

A qualidade e os preços dos vinhos argentinos é impressionante, de preferencia para os da região de Mendoza. Você pode trazer até 12 litros(mais de 12 garrafas pois uma garrafa tem 750 ml em media) por pessoa, mas não se esqueça do excesso de bagagem

10- Comprar artigos de couro

Exite muitos artigos de couro no Brasil, mas como aqui não faz muito frio os preços são maiores que os da Argentina. Sem falar em couros exóticos como capivara, antilope, ovelha etc.

11-Alfajor

Esqueça o Havana, é famoso, é caro e seco com recheio ralo. Passe em uma lojinha de esquina que vende doces ou em um supermercado e compre as marcas fuleiras. Esses são os alfajores mais gostosos e o preço muito bom

Eu prefiro o Bagley

12-Puerto Madero

É o bairro nobre de Buenos Aires é muito seguro para se caminhar de dia ou de noite, é onde se come muito bem!

O video abaixo conta um pouco dessa historia
Existem muitos restaurantes em Puerto Madero: Siga la Vaca, La Parrilla, Las Lillas etc. Para conhecer toda a gastronomia possível no menor tempo possível recomendo La Bisteca