quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Como prevenir ataques de Tubarão!


Para diminuir as escassas probabilidades de ataque de um Tubarão, aconselha-se seguir as seguintes regras:

1. Não nadar sozinho. Os tubarões não costumam atacar grupos de pessoas, mas sim indivíduos sozinhos. Sempre aproveitam a oportunidade. 


2. Evitar se banhar ao amanhecer, e ao entardecer/noite. Durante essas horas, muitos tubarões costumam ser mais ativos. Podem nos localizar mais facilmente. 

3. Não ir muito para o fundo. Desta forma nos isolamos e nos distanciamos de uma possível assistência. 

4. Não entrar na água com feridas de sangue. O bom olfato dos tubarões lhes permite cheirar o sangue e seguir o rastro até sua origem . 

5. Não usar jóias brilhantes. A luz que refletem pode parecer muito com as escamas reluzentes de uma possível presa. 

6. Evitar águas onde há pesca , ou onde sabe-se que há atividade predadora. As gaivotas e outras aves em ação são um bom alarme de perigo. 

7. Não nadar em águas com algas. Estas atraem os peixes pequenos, que por sua vez atraem os tubarões. 

8. Não entrar na água se foram detectados tubarões 

9. Evitar se banhar com roupa reluzente ou em águas pouco claras. Apesar de não ter boa visão, o tubarão tem a facilidade de perceber muito bem os contrastes. 

10. Não agite muito. Os movimentos erráticos, especialmente com as pernas, podem atrair tubarões. Mantenha seus animais de estimação longe d'água. 

11. Ter precaução próximo a bancos de areia ou quedas bruscas. Estes costumam ser os refúgios favoritos para os tubarões, quando avistam suas presas. 

12. Se for atacado por um tubarão: a regra geral é "faça o que seja para se afastar dele". Normalmente é preferível reagir e fazer com que ele pense que você não é uma presa mas sim uma ameaça.







E se vai mergulhar com Tubarões, estas podem ser umas Recomendações úteis:

1. Preparação: Realizar algum estudo sobre o tipo de tubarão a ser observado, sua conduta e sua quantidade. 

2. Seja educado: Lembre-se que você está entrando num mundo que pertence aos tubarões. Deixe que eles o cerquem e em nenhum momento vá atrás deles, pois irão reagir como qualquer animal que se sente ameaçado. 


3. Evite olhar diretamente: Os tubarões não gostam de ser encarados de forma direta. Por isso recomenda-se olhar com o rabo dos olhos mas sem perdê-los de vista. 

4. Fique quieto: Quando estiver com o tubarão, trate de se transformar em parte inofensiva do terreno. Evite os movimentos bruscos, pois eles podem se assustar e atacar em defesa. 

5. Mantenha uma posição vertical: Os tubarões parecem se assustar mais com a altura do que com a largura, por isso mantenha-se agachado ou flutuando durante os encontros. 

6. Não é bom se amontoar: Devido a sua capacidade para ver contrastes, às vezes os tubarões veêm os grupos como um único organismo ameaçador, por isso é melhor estar em grupos pequenos. 

7. Não alimente os tubarões: Não utilize carnes pois pode provocar uma concorrência sangrenta pela comida entre vários deles e transformar em segundos uma experiência interessante numa situação de alto risco.












E se vai Surfar numa praia onde possa haver Tubarões, estas podem ser umas Dicas úteis:

1. Mergulhe sempre em grupos, pois os Tubarões preferem os solitários.



2. Não entre na água se estiver sangrando (essa é velha!)
3. Não nade ao amanhecer nem ao entardecer, pois é quando os Tubarões estão mais activos.



4. Se estiver em águas mais fundas, procure não agitar "muito" pernas e braços.
5. E um cuidado especial para os gostosos...Tubarão adora uma perninha!!!






Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. E para e vitar 100% os ataques de tubarrões é facil:è so vc nunca entrar no mar !!! rsrsrsrs

    ResponderExcluir

Assine o Canal do SuperSogra TV

SuperSogra TV Canal 1

SuperSogra TV CANAL 2

Quem tá por aqui!