quarta-feira, 18 de abril de 2012

O Sequestro do avião da VASP

O Voo VASP 375 foi um voo feito por um Boeing 737-300 da VASP
 e sequestrado em 29 de setembro de 1988 por O maranhense Raimundo Nonato Alves da Conceição, na época com 28 anos, veio de uma família pobre do interior do Pará e havia perdido seu emprego de tratoreiro em Minas Gerais. No final da década de 1980, o Brasil enfrentava uma péssima fase econômica e elevados índices de desemprego e inflação. Raimundo decidiu punir quem achava ser culpado pela má situação pela qual ele e o País passavam: o então presidente da República, José Sarney, lançando um avião contra o Palácio do Planalto, onde fica o Gabinete Presidencial.
Raimundo comprou um revólver calibre 32 e embarcou no voo VP-375. É importante ressaltar que na época, aparelhos de raios-X e detectores de metal não eram utilizados para verificar bagagens para voos nacionais, o que permitiu a passagem livre do passageiro. O voo, que vinha de Porto Velho e fazia escala em Belo Horizonte, decolou às 10h42 e cerca de 20 minutos após a decolagem, com o avião já no espaço aéreo do Rio de Janeiro, Raimundo Nonato anunciou o sequestro: 
disse que queria entrar na cabine e baleou Ronaldo Dias, um comissário de bordo, quando este tentou impedí-lo. Disparou várias vezes contra a porta da cabine, a arrombou e entrou. Ao entrar, Raimundo baleou o engenheiro de voo, Gilberto Renher, que teve a perna fraturada pelo tiro. 
Sem que o sequestrador percebesse, o piloto Fernando Murilo de Lima e Silva 
acionou pelo transponder o código 7500, que na linguagem da aeronáutica, indica interferência ilítica (sequestro). Quando tentava atender à resposta do Cindacta pelo rádio, o co-piloto Salvador Evangelista 
foi baleado pelo sequestrador e morreu na hora. Em seguida, Raimundo apontou o revólver para o piloto e exigiu que a aeronave fosse desviada imediatamente para Brasília. Nesse momento ja havia um  caça Mirage III acompanhando o Boeing 
com ordens de abatelo caso seguisse para Brasilia (é porisso que não acredito na historia do voo 93 do 11 de setembro, pois se aqui no Brasil que nem detector de metais possuía, já havia a ideia de derrubar um avião, que ameaçava a capital, imagine no EUA). Nessa foto pode se ver o Boeing seguido pelo Mirage.
Raimundo continuou insistindo e impediu o comandante de pousar o avião quase sem combustível no Aeroporto Internacional de Brasília e na Base Aérea de Anápolis. 
Quando se aproximou de Goiânia, o piloto fez duas manobras acrobáticas (um "tonneau" e um parafuso) que foram testemunhadas por um caça Mirage III. 
Obteve sucesso na segunda manobra, o que permitiu um pouso rápido no Aeroporto Internacional Santa Genoveva à 1h45 da tarde. O registro dessa manobra esta nos arquivos da Boeing como a unica vez que um piloto no mundo executou essa manobra com um avião desse tamanho. Em terra, o sequestro e as negociações continuaram por várias horas. 
O sequestrador chegou a exigir um avião menor para fugir, mas por volta das 7h da noite, quando descia a escada do avião usando o comandante como escudo, acabou sendo baleado três vezes pela equipe de elite da Polícia Federal.
 Morreu dias depois, vítima de uma infecção por anemia falciforme, sem relação com os tiros, segundo o legista Fortunato Badan Palhares
Fernando Murilo de Lima e Silva, o piloto que evitou a tragédia, foi homenageado em outubro de 2001 pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas e recebeu o troféu Destaque Aeronauta por ter evitado a morte dos mais de cem passageiros que estavam a bordo do Boeing 737.
Comentários
18 Comentários

18 comentários:

  1. Pena que o Raimundo Nonato nao conseguiu o que queria quando veio a Brasilia...

    Ele devia ser comemorado como um heroi, maior que Tiradentes e traido da mesma forma.

    Esse piloto é um inimigo da naçã0.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a pessoas que morreríam seu boçal?

      Excluir
    2. E porque você então não termina o serviço,seu idiota?
      Sua mãe ou um filho seu não estavam naquele vôo,lógico.
      Orelhudo.

      Excluir
    3. estive hoje frente com o piloto do avião,digo que sua afirmação está errada,pois sacrificar mais de 100 pessoas em nome dessa loucura nao adiantaria em nada,já que outros filhos da puta voltariam para roubar + e + do povo brasileiro

      Excluir
  2. Tinha que ser um nordestino classico pra fazer merda!

    Raimundo Nonato: um em cada 3 nordestinos tem esse nome!

    Quando eu digo que o oriente medio é o nordeste do mundo nao dão bola... mas esta tudo ligado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não seja porisso o Atirador da Noruega é Branco loiro dos olhos a zuis e se chama Anders Behring Breivik e matou muito mais pessoas que o Raimundo Nonato. O Nordestino não tem culpa de ter sido abandonado desde o tempo do Império, educação é a base de qualquer povo. Deixe de ser preconceituoso isso não leva a nada

      Excluir
  3. opinião ridicula anonimo!!! que comentário preconceituoso.

    ResponderExcluir
  4. Tive um amigo que estava dentro desse voo. Ele estava indo visitar o pai dele pela primeira vez em BH. Foram momentos tensos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz esse post justamente porisso essa historia ficou esquecida. abcs

      Excluir
  5. Cara que post mais legal!!! Você não tem as cara de fazer um também sobre o voo da Varig que quase foi detonado na Guerra das Malvinas??? Ia ficar fera no seu blog.

    ResponderExcluir
  6. Otimo blog e post. Acessem e confiram: http://www.fikion.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olha não me lembrava disso, otimo post, sinto muito pelas vitimas, mas é uma pena que ele não conseguiu, até hj temos que aguentar esse bandido, facínora, canalha do Sarney.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa... Sarneys? De onde eles sairam??? NORDESTE!!! ACMs??? NORDESTE!!! Collors??? bom, todo mundo ja sabe de onde nossos bons poloticos saem!

      Excluir
  8. "Morreu dias depois, vítima de uma infecção por anemia falciforme, sem relação com os tiros, segundo o legista Fortunato Badan Palhares"
    Ah... Badan Palhares... Acredito...

    ResponderExcluir
  9. Maldito nordestino desgraçado!

    Atrasando nosso país!

    ResponderExcluir
  10. Vi o seu link em uma postagem do ocioso, pois é, eu tinha um blog e usava o ocioso como agregador, a politica para entrar é tensa, e demora uns 3 dias para aprovar sua link, e alem disso todos que pagam são mais favorecidos. Então, eu sou programador a 5 anos e resolvi fazer um agregador totalmente gratuito, que todas postagens parecem no topo, pois a cada recaregamento de página a ordem de postagens muda, e onde você mesmo gerencia seus links, ou seja, um portal de links que você gerencia, é fácil de usar, é so criar um conta em www.flowit.com.br/meuslinks e você já pode começar a utilizar, você pode postar quantos links quiser, é totalmente ilimitado, confira é comprove: www.flowit.com.br

    ResponderExcluir
  11. É por isso que essa merda de país não vai para frente. Em vez de ficarem discutindo o cuzinho da mãe um do outro que não comeram. Por que não não se organizam e combatem a corrupção? Porra!

    ResponderExcluir

Assine o Canal do SuperSogra TV

SuperSogra TV Canal 1

SuperSogra TV CANAL 2

Quem tá por aqui!