quarta-feira, 22 de agosto de 2012

10 Vulcões Avassaladores


10 – Laki
A erupção vulcânica de 1783 liberou gases que devastaram parte da cultura local e fez com que muitos moradores das ilhas britânicas também morrem de intoxicação por gás.

9 – Monte ST. Helens
Este é um dos vulcões mais ativos dos EUA.

8 – Monte Pinatubo
Situado nas Filipinas, a erupção deste vulcão expulsou mais de 5 km³ de material no ar e criou uma coluna de cinzas que se levantou por mais de 35 km fez a temperatura cair por cerca de 0,5 graus Celsius ao longo do ano seguinte.

7 – Monte Tambora
Localizado na ilha de Sumbawa, sul da Indonésia, o vulcão ainda ativo é um dos picos mais altos do arquipélago indonésio, responsável por uma explosão “super colossal”, a maior já registrada por seres humanos.

6 – Krakatoa
Situado na Indonésia, a explosão deste vulcão já criou até um tsunami, gerando ondas de até 40 metros.

5 – Novarupta
Novarupta é um vulcão de uma cadeia na península do Alasca, parte do Anel de Fogo do Pacífico. Sua erupção, a maior explosão vulcânica do século XX, enviou 12,5 km³ de magma e cinzas no ar.

4 – Erta Ale
Erta Ale ganhou o título de “o vulcão que nunca dorme”.

3 – Teide
Situado no arquipélago das Canárias, este é o terceiro maior vulcão do mundo em termos de massa.

2 – Thera, Santorini, Grécia
Segundo estudos publicados, o vulcão da ilha grega de Santorini (Thera) provoca uma catástofre a cada 20 mil anos e embora a data de sua erupção não seja conhecida com precisão, especialistas concordam que ele explodiu com a energia de centenas de bombas atômicas numa fração de segundo. Geólogos acreditam que pode ter sido a mais forte explosão já vista na Terra.

1 – Monte Vesúvio
Na verdade, o Monte Vesúvio é um estratovulcão, que são estruturas cônicas íngremes, cônicas e altas que periodicamente explodem. A explosão mais famosa deste vulcão foi a do ano de 79, que enterrou as cidades romanas de Herculano e Pompeia, matando milhares de pessoas. As cinzas preservaram os artefatos, esqueletos e também algumas estruturas da cidade.

via tocadacotia

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine o Canal do SuperSogra TV

SuperSogra TV Canal 1

SuperSogra TV CANAL 2

Quem tá por aqui!