quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Sua privacidade já era com Facedeals do Facebook

Você é do tipo que posta todas as suas fotos na internet e ainda compartilha gostos pessoais e coisas que compra? Pois bem! Saiba que o Facebook deu um jeito de tirar proveito disso lançando o Facedeals!
Funciona assim! Imagine por exemplo que você entra em um bar! Ao passar pela porta você é filmado pela câmera do Facedeals, no futuro poderá ser a câmera de segurança do próprio bar. Essa câmera faz o reconhecimento facial e manda para internet onde a imagem é comparada com todos os bancos de imagens disponíveis na internet, Google+, imagens, Facebook etc. Em fração de segundos, após te localizar o programa faz uma rápida busca em suas preferencias, e vamos imaginar que lá na sua pagina do Facebook você colocou que adora caipirinha de Vodka. O Facebook manda uma mensagem para o seu celular avisando que você tem um desconto na compra de uma caipirinha de Vodka no bar que você acabou de entrar. Esse simples exemplo poderia ser sapatos, roupas e até carros.
Mas você pode pensar: Poxa , mas eu ganhei um desconto, isso não é bom? Claro que sim, mas você pode estar evitando gastar dinheiro por exemplo, você foi a uma bar ou café apenas para encontrar amigos, e aí chega um garçon com uma caipirinha pronta na sua frente e ainda diz que você ira ter um desconto, ou aquele sapato, e note, que não é por que você ganhou um desconto , que você está pagando o menor preço, pois o Facedeals te leva a comprar por impulso, e todos sabem que comprar por impulso é uma desgraça no orçamento de qualquer pessoa assalariada
E ao meu ver isso é só o começo do problema pois estamos partindo para um mundo sem privacidade, pois hoje a ideia é te oferecer descontos, e amanha essa tecnologia pode ser usada para te cobrar por exemplo. Pois enquanto escrevo esse artigo não consigo tirar da cabeça o filme Minority Report cujo o video abaixo retrata bem apartir dos 28 segundos

Já imaginou você sair para compar uma blusa e o Facedeals manda o vendedor ficar de empurrando uma chuteira, só por que você escreveu no seu Face que gostaria muito de ter uma? Ou pior, pessoas desconhecidas saberem dos seus gostos pessoais na hora que você entra em uma loja? Isso tudo por que nossa geração compartilha tudo na internet. Sem falar que acaba com a sua negociação, pois o vendedor ao saber que você quer aquilo, ira ficar resistente em negociar, vai ser mais ou menos assim: Pare de enrolar pois eu sei que você quer isso, passe no caixa e pronto. Outra situação é que ao saber quem você, os seus dados podem ser cruzados com instituições de crédito e o logista ira até saber se você tem crédito na praça! Parece absurdo? Talvez hoje sim, mas no futuro quem garante. Vale lembrar que o Google pagou essa semana 20 milhões por invadir os dados dos usuários de Iphone. Ou vai dizer que você nunca achou estranho por o seu CPF naquela promoção para ganhar um carro no Shopping e depois receber um cartão de crédito de uma empresa que nunca viu na vida?
Particularmente eu não coloco fotos na internet, pois sei que uma vez lá não somem mais e acredito que essa noticia seja mais um motivo para continuar sem coloca-las, mas isso é a minha opinião, pois muitas pessoas vão achar isso o maximo e quando perceberem já estarão envolvidas. O fato é que a privacidade está indo para o ralo e nós somos os culpados por isso acontecer pois alimentamos esse sistema e o Facedeals é só o começo!
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. esse facebook so iventa merda , isso e apenas um violação de privacidade _|_

    tão querendo dominar o mundo mesmo

    ResponderExcluir
  2. Só uma pessoa pouco equilibrada vai aceitar ser monitorada em tempo real em suas tarefas cotidianas. Isso é o cúmulo da perda de individualidade. As pessoas se tornam cada vez mais medíocres por medo de desagradar umas às outras.

    ResponderExcluir
  3. SÓ NÃO TER FACEBOOK, QUE DIFÍCIL HEIN MEU CARO, OU MESMO TER E NÃO DIVULGAR FOTOS NEM TODOS SEUS PENSAMENTOS, DIFICILIMO DRIBLAR ESTE SISTEMA HEIN !!??

    ResponderExcluir
  4. Assim como qualquer outra opção de privacidade do facebook: É CUSTOMIZAVEL! você não é obrigado a usar!
    As pessoas reclamam sem ao menos se dar o trabalho de checar as configurações de privacidade! qualquer um desses recursos pode ser habilitado/desabilitado a qualquer momento!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usuários de Iphone não autorizaram o Google a monitorar seus contatos mas mesmo assim o Google o fez e pagou 20 Milhões por conta do processo que tomou nos EUA. Primeiro se infringe a lei depois as empresas discutem o que fazer. veja o caso da TIM que derruba as ligações de pré-pagos pra ganhar mais

      Excluir

Assine o Canal do SuperSogra TV

SuperSogra TV Canal 1

SuperSogra TV CANAL 2

Quem tá por aqui!