segunda-feira, 20 de agosto de 2012

10 Mentiras que muita gente acredita

Beber água com açúcar acalma
É MENTIRAAo contrário do que muitos pensam o açúcar não acalma, pois ele é uma fonte de energia. Portanto, o açúcar só serviria na forma de calmante se fosse dado para alguém que esteja há muito tempo sem comer; conforme a fome aumenta, o corpo da pessoa libera adrenalina provocando tremedeira, suadouro e etc. Então nesse caso só dê água com açúcar com o objetivo de acalmar alguém que esteja morrendo de fome. Há receitas que realmente pode acalmar os nervos como por exemplo: um chá de camomila ou de erva cidreira.

2- Acordar um sonâmbulo pode matá-lo
É MENTIRA''É muito difícil acordar um sonâmbulo, porque ele está na fase mais profunda do sono'' diz o neurologista Luiz Celso Vilanoca, da Universidade Federal de São Paulo. Portanto, se você conseguir acordar um sonâmbulo, ele acordará confuso por não saber onde está ou o que está acontecendo. Se você encontrar um sonâmbulo por aí o melhor é levá-lo devolta à cama.

3- Tomar leite com manga faz mal
É MENTIRAPara quem não sabe uma vitamina de manga batida com leite contém muitas proteínas e vitaminas e não faz mal, mas sim bem. Essa história foi inventada há muito tempo atrás no período do Brasil colonial onde os patrões diziam para os escravos - que comiam muita manga - que fazer essa mistura não faria bem. O leite naquele tempo era uma iguaria rara e cara

4- Olhos claros são mais sensíveis à luz
É MENTIRA: Os pigmentos responsáveis pela cor dos olhos não tem nenhuma relação com a sensibilidade do olho em relação à luz. No interior do olho existe a retina e nessa retina podemos encontrar as células fotossensíveis (cones e bastonetes)Quando algum problema acontece com essas células, ocorre a fotofobia que é o incomodo que a luz provoca. Essa mito deve ter se popularizado pelo fato da retina dos olhos dos albinos não possuírem alguns pigmentos que auxiliam os cones e bastonetes na captação da luz.

5- A amazônia é o pulmão do planeta
É MENTIRA:  Esse título não deveria ser atribuído à Amazonia, mas sim para as algas marinhas pois elas são as responsáveis por produzirem a maior parte do oxigênio que circula na nossa atmosfera; cerca de 55%. A vegetação terrestre das florestas e bosques tem uma porcentagem de 45% de importância nessa produção. As algas, assim como as árvores, também consomem oxigênio, mas numa quantidade bem menor. A superfície do planeta terra é coberto em 70% por mares e oceanos, portanto, nada mais comum que o pulmão esteja no mar. 
6- Os escorpiões cometem suicídio quando se sentem em perigo
É MENTIRAVamos imaginar que um escorpião está preso em um círculo de fogo, na alta temperatura que o escorpião está sentido ele perde o controle de sua cauda e que parece perfurá-lo, mas a verdade é que ele morre de desidratação, mas não por suicídio.

7- As bombas nucleares dos EUA podem destruir a terra 
É MENTIRAUsar todos esses armamentos nucleares acabaria com todo o tipo de vida na terra, mas não causaria nem um único arranhão no planeta terra. O físico Urias Takatohi calculou que, para destruir uma fina camada de 10 cm do planeta terra seria necessário explodir mais de 10 milhões de bombas de 70 megatons, 5mil vezes mais forte que a bomba que destruiu Hiroshima.

8- A cor vermelha irrita o touro
É MENTIRAO touro não possui cones nos olhos, que são as células responsáveis por captar cores. Portanto, o touro só consegue enxergar em preto e branco e não existe cor que o incomode; o que lhe incomoda é a agitação da capa do toureiro.

9- Os negros não tem câncer de pele
É MENTIRAAs pessoas que tem uma pele mais escura são mais resistentes aos raios ultravioleta do sol, mas mesmo assim não estão imunes ao câncer de pele. São poucos os casos de pessoas negras com câncer, mas quando acontece costumam ser fatais. Os negros se expõem ao sol com menos proteção e demora para notar o câncer.

10- Alimentos diet tem menos calorias
É MENTIRAA principal função de um alimento diet é que ele tenha menos açúcar e que sirva especialmente para pessoas diabéticas. Produtos diet eliminam alguns ingredientes para atender especialmente este tipo de consumidor. Chocolates diet não são menos calóricos apenas por não conter muito açúcar, mas são muito mais calóricos que os normais pois possuem mais gordura. Um grama de gordura tem 9 calorias, enquanto um grama de açúcar tem apenas 4 calorias.

Via subentendido
Comentários
38 Comentários

38 comentários:

  1. A teoria dos escravos que comiam manga e não podiam beber leite é uma asneira sem base alguma.
    Olhos claros são sim mais sensíveis à luz.
    E alimentos diet, embora não signifique que sejam menos calóricos, pode ser que seja menos calórico Exemplo: um refrigerante diet sempre vai ter menos calorias que um refrigerante normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e onde a esta a sua base? fonte? se não sabe fundamentar, não pode dizer que o outro esta errado.

      Excluir
    2. como tem gente que acredita em tudo... sem questionar...

      Excluir
    3. Meu Amigo sou acadêmico da área da saúde e trabalho na mesma, e posso afirmar que essa História da manga procede, olhos claros não significa sensibilidade tanto que meus olhos são castanhos escuros e tenho foto sensibilidade. E regra básica de nutrição Diet= - açúcar p/diabéticos = calorias normal. Light= - Gordura p/ emagrecer = Menas calorias. Então parceiro não diga o que você ACHA como se fosse verdade é feio...

      Excluir
    4. Você pode ser acadêmico no que quiser, mas não terá credibilidade alguma enquanto escrever MENAS!!! haha

      Excluir
    5. putz.... tomo!!!

      Excluir
    6. Menos é Advérbio e não possui feminino, foi um erro de digitação que cometi mas tenho vergonha na cara de assumir e mostrar. Ao contrário de você que comenta como anonimo, o que tem a esconder? Na minha opinião quem esconde o rosto e responde o próprio comentário é quem não tem credibilidade alguma!!!

      Excluir
    7. olhos claros significa + sensibilidade a luz SIM, pessoas com olhos azuis ou verdes tem mais dificuldade em enxergar em ambientes muito iluminados pelo sol porém enxergam melhores no escuro e isso já foi comprovado por cientistas, o problema é que é altamente imoral dizer que tal raça é melhor que outra então ficamos na hipocrisia de dizer que são todos iguais.

      Excluir
    8. essa dos olhos eu não sei, mas tomo leite com manga todo o dia pela manhã e nunca morri.... muito pelo contrário, eu posso fazer um video bebendo suco de manga misturado com leite

      Excluir
    9. Caraca não acredito que vc toma leite com manga todo dia NUNCA MORREU, nem se quer uma vezinha só?

      Excluir
  2. Essa do leite não é assim. Leite nunca foi uma iguaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta estória vem do tempo da escravidão no Brasil. Para os escravos, que tinham mangas a vontade para comer nas propriedades. Diziam quando um ficava doente. Viu comeu manga e tomou leite. O leite era mais valioso e escasso.

      Excluir
    2. estória kkkkk esse manja no português

      Excluir
    3. Pra quem não sabe, basta olhar no pai dos burros (dicionário), antes de falar asneiras, pq ESTÓRIA existe sim e está correto dizer:

      Estória
      Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
      Estória é um neologismo proposto por João Ribeiro (membro da Academia Brasileira de Letras) em 1919, para designar, no campo do folclore, a narrativa popular, o conto tradicional.[1]
      Alguns consideram o termo arcaico, por ter sido encontrado também em textos antigos, quando a grafia história ainda não havia sido consolidada na língua portuguesa.[1][2]
      O termo acabou por não ter uma aceitação generalizada, não figurando nos dicionários portugueses e apenas em alguns brasileiros.[3] Apesar de ter sido usada na linguagem coloquial, o termo nunca figurou na norma culta.
      O Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa Caldas Aulete classifica o termo como brasileirismo, afirmando que a palavra foi proposta, mas deve ser usada a forma história.[4]
      No Brasil, estória tem uma conotação de narrativa criada, inventada, sugerida, uma obra de ficção. Já a história é uma narrativa que faz parte dos fatos ocorridos na vida dos povos, uma obra não ficcional.

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%B3ria

      Excluir
  3. O título de "pulmão do mundo" também não deve ser atribuído as algas, pois pulmão consome O2 e libera CO2, ao contrario das algas, que consomem CO2 e liberam O2.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VERDADE, acho engraçado o pessoal falar pulmão do mundo!

      Excluir
    2. O que o caro anonimo disse está correto, a Amazônia é o pulmão do mundo, pois é a região que mais consome Oxigênio no planeta e libera Gás carbonico, ela faz isso o tempo todo, consome mais Oxigênio do que libera oxigenio

      Excluir
  4. Olhos claros são mais sensiveis ao sol sim, tenho olho azul e inclusive já li sobre diversas vezes o motivo dos meus olhos serem tão sensiveis assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meus olhos são escuros e qualquer mudança continua de luz(2h pra cima em lugares muito claros) causa vermelhidão e corrimentos as vezes

      Excluir
  5. 1 - Açúcar ajuda a acalmar.
    Sim, pois numa situação de grande estresse emocional o corpo consome rapidamente a glicose disponível. A falta de glicose no sangue aumenta a sensação de mal-estar, o que potencializa o estresse. Portanto, repor esse açúcar ajuda a pessoa a se sentir melhor.

    5 - A amazônia é o pulmão do mundo.
    Falso, mas a explicação está errada. Um bioma em equilíbrio consome oxigênio na mesma quantidade que libera. O oxigênio é utilizado na fotossíntese como matéria-prima para a produção de glicose e outros compostos. Se a massa verde de uma floresta permanece constante, o oxigênio aprisionado, também. O que fecha essa equação é o fato de que as plantas RESPIRAM à noite (respiração aeróbica)! Elas liberando CO2 e consumem O2, assim como os animais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acrescentando informação ao tema número 1.

      Além da excelente explicação de BALA ... existe o efeito placebo, que torna real e efetiva a idéia perpetrada após gerações de que, água com açúcar gere esse efeito calmante.

      ENTÃO SIM, se a pessoa acredita que água com açúcar acalme, ela vai se sentir mais calma.

      Excluir
    2. Bala está correto em tudo exceto por uma coisa, "Um bioma em equilíbrio consome oxigênio na mesma quantidade que libera" << eu concordo com o comentário, mas no caso da floresta amazônica não é exatamente um bioma em equilibrio, visto que produz Oxigenio somente em um determinado período de tempo, em quanto consome mais Oxigênio e libera mais gas carbonico, ou seja, respira 24 Horas por dia

      Excluir
  6. quem escerveu esse post deve ter olho preto, quem tem olho claro sofre e muito com muita luz, experiencia propria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que merda de comentário. Tudo pra falar que tem olho claro. Deve ser feio pra caramba, ou feia...Certeza.

      Excluir
    2. Olhos claros tem sim mais sensibilidade a luz que os olhos escuros, pois as cores escuras tem maior capacidade de absorver a luminosidade. Exemplos, esportitas, como no futebol americano, pintam faixas negras abaixo dos olhos para que o reflexo do sol na grama na ofusquem sua visão, o capacete protege o resto. Cachorros como o rottweiler, o doberman tem pequenas manchas caramelo abaixo dos olhos para que a luminosidade entre melhor, já que sua pelagem é toda negra. Então neste post é a única mentira verdadeira. E claro parabéns ao blog, é pela quantidade de comentários que vemos o quanto é interessante o blog o é. E para não terminar tão formal, o senho anonimo acima é um idiota, rssss.

      Excluir
    3. O cambada, vocês não entendem que as células fotossensíveis responsáveis pela luz, estão na RETINA e não na ÍRIS ???

      A sensibilidade nos olhos,em grau aumentado, é sinal que algo está errado.Procurem um oftalmologista em vez de ficar comentando aqui o quão seus olhos claros são sensíveis a luz AUHAHAUHAUHA.


      Estudante de Física.

      Excluir
  7. Post cheio de erros, mais um: Quando se fala que bombas nucleares podem destruir o planeta creio que se referem à extinção da vida na Terra, devido aos efeitos secundários como radiação, chuva radioativa e principalmente o inverno nuclear.

    ResponderExcluir
  8. Caramba! Quantos mitos quebrados! Essa do olho eu achava que era real. Tenho olho claro e quando ele entra em contato com sol logo me incomodo, mas isso deve ser comum a todos então rs.

    ResponderExcluir
  9. 5- A amazônia é o pulmão do planeta
    Por que é mentira não entendi!
    O seu pulmão faz o que? Produz oxigênio??
    O meu usa oxigênio e solta gás carbônico! E a planta o que faz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo anonimo! A Amazônia não é o pulmão do planeta por que a maior parte do nosso oxigênio vem dos oceanos. Essa mentira começou com ambientalistas dos anos 90 que muito bem intencionados tentaram chamar a atenção para o desmatamento da floresta mas usaram esse argumento que mais tarde se mostrou falso. Se acabarmos com a Amazônia não acabara o oxigênio do mundo, mas com certeza ele ficara mais quente!

      Excluir
    2. NOSSA! DESDE QUANTO UM PULMÃO PRODUZ OXIGÊNIO!!
      A Amazônia NÃO PRODUZ OXIGÊNIO POR ISSO É UM PULMÃO.
      Se o seu pulmão produz oxigênio precisamos mais da sua especie, para melhorar o planeta.

      Excluir
  10. Essa intensa busca por platelmintos em marte tem gerado uma certa duvida nos pandas, bicho preguiça e avestruz. A questão é: onde vão parar todas as histórias arabes e bolachas trakinas? Estou com isso matutando na minha cabeça, espero que voce possa me ajudar, valeu!!!

    ResponderExcluir
  11. Acreditam em Jesus sem ter evidências.

    ResponderExcluir
  12. Davi De Marco Queirozterça-feira, 28 agosto, 2012

    "jackquarta-feira, 22 agosto, 2012
    esta tudo certo, parabéns ..."

    Meu amigo voce esta um pouco equivocado.. se vc pensar na verdadeira função do pulmao que NAO É expelir oxigenio mas sim dioxido de carbono, a amazonia pode ser considerada o pulmao do mundo SIM.. até pq ela é a maior floresta do mundo.. todos falam que isso é falso mas levam em consideração a produção de oxigenio o que NAO É a função do pulmão.. Esta errado. =)

    ResponderExcluir
  13. Na real mesmo a propriedade calmante do acucar pouco tem a ver com sua funcao nao obtencao de energia. A afirmacao consiste no fato do acucar refinado (dependendo dos habitos alimentares, o mascavo tbm pode ter esse efeito) ser um dos elementos que causam a liberacao do neurotransmissor "serotonina", responsavel por sensacao de prazer e bem estar. Por isso o termo "acalmar" na verdade e um pouco difuso nesse caso.

    ResponderExcluir

Assine o Canal do SuperSogra TV

SuperSogra TV Canal 1

SuperSogra TV CANAL 2

Quem tá por aqui!