domingo, 17 de março de 2013

Por que fazemos a Barba?

Entre os gregos o uso da barba era bastante comum. Prova disso é que muitas das imagens que representavam os famosos filósofos gregos eram sempre acompanhadas de uma farta rama de pêlos. Entretanto, durante a dominação macedônica essa tradição grega foi severamente proibida pelo rei Alexandre, O Grande. Segundo o famoso líder político e militar, a manutenção da barba poderia trazer desvantagens aos seus soldados durante um confronto direto. 
Na civilização romana a barba integrava um importante ritual de passagem. Todos os rapazes, antes de alcançarem a puberdade, não poderiam cortar nenhum fio de cabelo ou barba. Quando atingiam o momento de passagem entre a infância e a juventude, raspavam todos os pêlos do corpo e os ofereciam aos deuses. Todos os soldados tinha de se apresentar de face gabla ou seja sem pelos, como mostra a imagem de Julio Cesar
Mas Roma foi conquistada pelos Germânicos, e os povos do Norte tinham o habito de usar barbas, isso incluí povos Celtas, Gauleses, Bretões, Normandos, etc. E tal habito se espalhou pela Europa, vale lembrar que a maioria de imagens de imperadores e reis todos aparecem de barba tai a imagem de Dom Pedro II pra provar que até o começos do seculo 19 o normal era ter barba
Mas a pergunta persiste: Por que então eu tenho de fazer a barba todo dia para ir trabalhar ou para ir aquela reunião ou casamento? Pois bem como eu disse os Reis Germânicos acabaram com esse costume de fazer a barba mas esses mesmos Germânicos começaram a Primeira Guerra Mundial. Essa com certeza é a pior de todas guerras pois foi a primeira vez que muitas armas usadas até o dia de hoje foram experimentas pela primeira vez, e uma dessas armas eram bombas de gás sarin gás mostarda, entre outras ou como chamamos hoje em dia armas químicas. Até o começo da guerra era comum ver soldados com barba, como mostra a foto abaixo.
Não demorou para que ambos os lados da guerra usassem armas químicas e ambos os lados criassem mascaras de gás para protegerem seus soldados e suas populações. Mas havia uma problema! As Mascaras de gás perdiam sua eficacia  por causa do uso da barba. Ou seja todo mundo começou a fazer a barba para não morrer asfixiado.             .
É ai que entra a invenção de King Camp Gillette. Utilizando aguçada inventividade, o então caixeiro viajante percebeu a possibilidade de adotar lâminas descartáveis para os barbeadores. Com o auxílio de Willian Nickerson (engenheiro do Instituto de Tecnologia de Massachusetts), criou uma nova marca de lâminas e barbeadores que ainda é largamente utilizada por homens e mulheres de várias partes do planeta. A lamina ja existia desde 1903 mas devido a necessidade dos soldados fazerem a barba as famosas Gilettes foram distribuídas em larga escala. Com o fim da guerra o habito ficou, pois esse negócio de barba virou sinônimo de passado de algo que ficou para traz. Ademais os exércitos sabendo que se houvesse a necessidade de entrar em ação contra armas químicas proibiram o uso de barba. E o costume permaneceu até hoje.
Durante o século XX, o rosto lisinho virou sinônimo de civilidade e higiene. Muitas empresas e instituições governamentais não admitiam a presença de barbudos em seus quadros. No entanto, entre as décadas de 1970 e 1980, cavanhaques e bigodes começaram a virar uma febre entre os homossexuais norte-americanos. Esse novo dado se instituiu na cultura gay do final do século XX e teve como um dos seus maiores representantes o cantor Britânico Freddie Mercury. 
Nos dias de hoje, a barba se associa aos temíveis terroristas do Islã ou a pessoas com um visual mais alternativo. Mesmo não indicando obrigatoriamente um determinado comportamento ou opção, a barba nos revela como as diferentes culturas salientam seus valores de unidade e diferença por meio dos mais “insignificantes” dados. O corpo (e a barba) se transforma em uma verdadeira via de expressão do indivíduo. Na America central e do sul o uso de barba também esta ligado a movimentos de esquerda simpatizantes de governos totalitários ou comunistas como a Cuba de Fidel Castro esse é outro motivo do por que barbas não são bem vistas por essas regiões ou empresas pois as pessoas são identificadas como elementos de esquerda

Via SuperSogra
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine o Canal do SuperSogra TV

SuperSogra TV Canal 1

SuperSogra TV CANAL 2

Quem tá por aqui!