segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Porque furacão tem nome de mulher?

Quando começaram a ser batizadas, as tempestades recebiam nome do santo do dia em que tocavam em terra. No início do século 20 um meteorologista australiano resolveu dar nomes de pessoas. Inicialmente começou a dar nomes de políticos dos quais não gostava.
Meteorologistas militares estadunidenses adotaram a prática de batizar os furacões com o nome de amigas ou mulheres. A partir de 1953, o Serviço de Meteorologia adotou uma norma para identificar os furacões com nomes de mulheres. Em 1979, passaram a ser utilizados nomes masculinos. Atualmente quem define o nome é um comitê da Organização Meteorológica Mundial, sediado na Suiça.

Os nomes não devem ser traduzidos e são escolhidos nos idiomas das regiões afetadas. Assim, as tormentas no oceano Atlântico Norte recebem nomes próprios em inglês, espanhol e francês. Para cada temporada, são feitas listas com 21 nomes, em ordem alfabética, alternando masculinos e femininos.


As letras q, u, x, y e z não são usadas, porque poucos nomes começam com elas. Se houver mais de 21 tormentas, a identificação segue com as letras do alfabeto grego: furacão Alfa, Beta, Gamma e assim por diante. Todo ano, há uma lista predeterminada com nomes comuns (aos países anglo-saxônicos) e curtos, que intercalam um nome de homem e um de mulher na seqüência alfabética. Mas geralmente os furacões que causam mais estrago são os de nome de mulher.

Sempre que os ventos atingem 62 km/h os metorologistas batizam o evento climático.Existem seis listas com 21 nomes, de A a W, para a bacia do Atlântico e seis com 23 nomes, de A a Z, para a do Pacífico Norte-oriental (a costa americana), e o uso é rotativo, isto, os nomes utilizados em 2005 estão sendo utilizados em 2011.
No caso do Atlântico, se a quantidade de furacões em um ano superar os 21, a identificação continua adiante utilizando as letras do alfabeto grego: Alfa, Beta, Gama, Delta. Em 2005, pela primeira vez na história a Organização Meteorológica usou desse recurso em razão de terem sido registados tantos fenômenos que a lista acabou. Foi em 2005 que um dos piores furacões atingiu os EUA o Katrina
O nome de um furacão pode ser retirado da lista para sempre. Isso acontece quando o fenômeno causa danos excessivos. Sessenta e sete nomes já foram retirados da lista desde que foi implantada. O primeiro foi Hazel, em 1954. 
Em 1998, o furacão Georges deixou mais de 300 mortos na República Dominicana e Haiti e foi retirado da lista. O mesmo aconteceu com Mitch que matou mais de 18 mil pessoas em 1998 na América Central, com mais prejuízos para Honduras e Nicarágua, e o Katrina em 2005 nos EUA
Via Uol
Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. eu sou maluquinha por furacoes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe seu nome não sai em um deles rsrsrs. Obrigado por comentar

      Excluir
  2. Bem interessante essa curiosidade, eu imaginava que era por outro motivo

    Linkicha - Agregando ótimos links: www.linkicha.com.br

    ResponderExcluir
  3. Legal, eu achava que era nome de mulher pq, quando um casal separa a mulher leva tudo!!

    ResponderExcluir
  4. O Mitch levou nome de homem e causou grandes estragos...

    ResponderExcluir
  5. tem nome de mulher por que chega quentaw e úmida e qdo se vai levou tudo que vc possuía......

    ResponderExcluir

Assine o Canal do SuperSogra TV

SuperSogra TV Canal 1

SuperSogra TV CANAL 2

Quem tá por aqui!